A integração entre frente de caixa e e-commerce é essencial para que o cliente tenha um atendimento diferenciado.
Atuar com lojas físicas e virtuais só trazem vantagens para a empresa, principalmente por conta da automatização de processos.
Na hora de contratar uma plataforma de vendas é preciso ter o máximo de atenção, pois pode ocorrer que a operação não tenha todas as funções necessárias para atender a essa junção. Afinal, não faz sentido atuar de forma descentralizada, deixando de aproveitar as oportunidades de negócios geradas pelos diversos canais.
Confira as dicas que preparamos para você garantir o sucesso dessa integração!
A importância da tecnologia omnichannel
Não é difícil perceber que nossa rotina integra de forma natural as ferramentas online com as necessidades offline. Isso faz parte do dia a dia do consumidor 3.0, que procura interagir com empresas que conseguem eliminar barreiras entre o mundo físico e virtual.
Você já deve ter ouvido falar sobre o comportamento omnichannel do consumidor. Isso quer dizer que os clientes hoje não diferenciam os ambientes on e offline.
Na verdade, o omnichannel é uma evolução de um conceito que já estava presente no mercado — o multicanal. Podemos dizer que a multicanalidade foi uma espécie de embrião na tentativa de oferecer ao consumidor o acesso à empresa por diversos (multi) canais de compra: sites, lojas físicas, aplicativos etc.
Baseado nisso, a ideia é oferecer ao consumidor o melhor canal de compras, assim a pessoa interage com as marcar de sua preferência. Não apenas na hora da compra, mas outras possíveis interações também podem ser estabelecidas.
Atenção: mais do que ter uma estratégia multicanal, o que está por trás desse conceito é a possibilidade de usar todos os canais para favorecer a conversão da loja.
Um ótimo exemplo de omnichannel pode ser encontrado na logística, quando na hora da compra o cliente pode escolher entre retirada na loja física ou via entrega.
Isso no passado seria considera impossível para administrar, mas, com a evolução da tecnologia uma operação desse tipo pode ser viabilizada sem maiores dificuldades.
Ainda sob a perspectiva da omnicanalidade, a integração da frente de caixa com o e-commerce também representa ganhos enormes na qualidade do atendimento prestado ao cliente.
Tenha mais conhecimento sobre o cliente
Conhecer sobre o cliente é outro benefício importante da integração das operações. A ideia é que a loja possa aproveitar o contato com o consumidor nas plataformas digitais para entender melhor o comportamento de compra do seu público.
Frente de caixa e e-commerce integrados: comunicação mais assertiva
Além de conectar com vários clientes e obter inúmeras informações, existem outras vantagens na integração da frente de caixa e o e-commerce.
A maioria das empresas que possuem e-commerce e frente de caixa integrado, tendem a ter melhores resultados na área de comunicação.
Isso se deve ao fato de que a loja cria inúmeros canais para se comunicar com seu público, além da facilidade de acesso aos dados.
Os dados extraídos do e-commerce podem ser utilizados para melhorar as experiências oferecidas na loja física. O contrário também funciona, como por exemplo, promoções que acontecem no local, podem ser estendidas ao ambiente online.
Em ambos os casos, o principal diferencial é estratégias de retargeting. Mirar em pessoas que já demonstraram interesse em seu produto, com isso a chance de conversão é ainda maior.
O “segredo”, no caso, é conferir um tratamento integrado ao cliente. Assim como o consumidor não diferenciada as vendas on e offline, a loja precisa adotar o mesmo conceito.
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A relevância da automatização
A sistematização do processo de vendas é o principal meio para que esses resultados sejam efetivos. As soluções tecnológicas funcionam justamente para aprimorar a gestão do negócio.
É importante lembrar que os canais on e offiline são acrescentam um ao outro e não são concorrentes. Aprender a extrair o melhor de cada frente do negócio é que vai permitir que a marca possa evoluir, alcançar escala.
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