Novo layout da Nota Fiscal Eletrônica

O que muda no novo layout da Nota Fiscal Eletrônica?

 

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) liberou o ambiente de homologação da versão 4.0 da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) na segunda-feira, 03 de julho 2017.

O ambiente de teste do novo leiaute da NF-e fica no ar até o dia 02/10/2017 para todos os usuários se familiarizarem com a ferramenta.

A versão atual, 3.10 que está em vigor desde 2015 será desativada em abril de 2018, conforme divulgado na Nota Técnica 2016.002, publicado no site do SEFAZ.

Neste período o usuário da ferramenta pode emitir notas ficais tanto na versão 3.10, quanto na versão com o novo layout, 4.0.

 

O que muda na nova versão da NF-e?

A versão 4.0 da NF-e trará atualização de todo o sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica, permitindo, desta forma, minimizar os números de manutenções e com isso, deixar mais simples os processos de emissão fiscal para as empresas e também para o SEFAZ.

Desta forma, a atualização do layout para a versão 4.0 visa a utilização do XML pra todas as necessidades que foram mostradas anteriormente.

Dentre as várias mudanças ocorridas no layout da NF-e versão 4.0, podemos destacar novos campos para combustíveis/medicamentos e também:

 

#1 Rastreabilidade de produto

Com esse campo é possível rastrear qualquer tipo de produto a partir de informações do lote e data de fabricação, desde que estejam submetidos a recall/recolhimento e regulações sanitárias.

Podem ser rastreados medicamentos, produtos agrícolas, veterinários, odontológicos, embalagens, água envasada, bebidas e outros.

 

#2 Fundo de Combate a Pobreza (FCP)

Foi alterado o campo “Fundo de Combate a Pobreza” para operações internas ou interestaduais. Nesta nova versão, o usuário da ferramenta identificará o débito do percentual de ICMS referente ao FCP.

 

#3 Informações de Pagamento

Na versão 4.0 da NF-e, o campo “Formas de Pagamento” passará a se chamar “Informações de pagamento” e terá a inclusão do campo valor do troco. Por consequência, o preenchimento deste espaço será obrigatório também para o modelo 55 da Nota Fiscal Eletrônica.

 

#4 Modalidades de frete

Agora o usuário poderá identificar se o frete do produto será por conta do remetente ou pelo destinatário.

 

#5 Área de Cabeçalho

Será excluído da nova versão o campo SAP Header, a Área de Cabeçalho, no requerimento emitido para todos os Web Services da ferramenta.

Para visualizar todas as alterações que serão realizadas na versão 4.0 da NF-e acesse o portal da SEFAZ.

 

Cliente NSC pode ficar tranquilo! Nossas soluções estão sendo atualizadas e melhor ainda, sem custos pra sua empresa.

 

Ficou com alguma dúvida sobre a alteração do leiaute da versão 4.0 da Nota Fiscal Eletrônica? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco!

 

Entre em contato agora!

Fone:    0800.779.9797 | 19-3831-9797 | 19-3861.0822

E-mail: [email protected]

Ou fale com nossos consultores ao vivo: Clique aqui:  goo.gl/eunDGe

Leia Também